domingo, 10 de janeiro de 2010

Horrorosos universitários cépticos prevêem arrefecimento para 20 a 30 anos

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1242011/DAVID-ROSE-The-mini-ice-age-starts-here.html

Reporta o Daily Mail que o US National Snow and Ice Data Centre diz que o gelo de verão no Árctico aumentou 26% desde 2007.

O Prof Mojib Latif, membro do IPCC e do Instituto Leibniz em Kiel, previram em 2008 o início de um ciclo de arrefecimento que pode durar 20 ou 30 anos. Esta previsão baseia-se na situação e no jogo mútuo das oscilações multi-decádicas pacífica e atlântica.

O Prof Anastasios Tsonis, Director do Grupo de Ciências Atmosféricas da U de Wisconsin, concorda com Latif. Acrescenta "Não acredito em teorias da catástrofe. O aquecimento antropogénico é equilibrado pelos ciclos naturais, e não confio muito nos modelos de computador que dizem que se o CO2 atinge um dado nível então as temperaturas e o nível do mar sobem de tanto. Esses modelos não são de confiança para predizer o tempo para uma semana, mas estão a usá-los para fazer previsões para cem anos."

O Prof William Gray, colega de Latif, diz que a maioria do aquecimento dos anos 70 e 90 foi natural e que o CO2 teve muito pouco a ver com ele.

Sem comentários: