sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mais Pielke e as catástrofes

http://rogerpielkejr.blogspot.com/2010/01/castles-built-on-sand.html

O IPCC publicou este gráfico acima.

Ora, diz Pielke Jr. que a referência para o artigo, em baixo na imagem em letrinhas pequenas, não é de um artigo científico (revisto), mas de um ensaio publicado pelo autor, que se encontra aqui (dou o URL, mas é verdade que não consigo abrir o link).

Mesmo assim, este ensaio não foi incluído na lista de obras a incluir pelo IPCC (enfim, entrou às escondidas), não apoia as afirmações feitas pelo IPCC de crescentes desastres relacionados com alterações climáticas antropogénicas, e... não tem lá o gráfico sequer.

O ensaio reapareceu, substancialmente revisto, incluído num livro que pode ser encontrado aqui no Google. Pielke duvida que tenha sido revisto por pares; mas, de qualquer modo, o ensaio chega a estas conclusões:

  • não há indicações suficientes para que se possa dizer que há uma relação estatisticamente significativa entre o aumento global de temperatura e os prejuízos normalizados resultantes de catástrofes.

  • em resumo, encontrámos indicações limitadas de uma tendência crescente nos prejuízos normalizados de 1970 a 2005, e indícios insuficientes para que se possa afirmar uma ligação firme entre o aquecimento global e os prejuízos por catástrofes.

Mais barretes...

Sem comentários: