segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ministro do Ambiente da China diz CO2 pode não ser a causa e deixa colegas perplexos

http://www.telegraph.co.uk/earth/environment/climatechange/7067505/China-has-open-mind-about-cause-of-climate-change.html

Xie Zhenhua, falando numa cimeira dos BICAS (Brasil, Índia, China e África do Sul), disse: “Há discussão na comunidade científica. Temos de ter uma atitude aberta para com a investigação científica. Há um ponto de vista alternativo, de que as alterações climáticas são devidas a tendências cíclicas da própria Natureza. Devemos manter uma atitude aberta.

É já um facto sólido que o clima está a aquecer. As principais razões para estas alterações do clima são as emissões irrestritas produzidas pelos países desenvolvidos no processo da industrialização. Esse é o ponto de vista mais conhecido, mas há outros pontos de vista. A nossa atitude é uma atitude aberta.”

Os ministros do ambiente da Índia e África do Sul ficaram aparentemente surpreendidos por estes comentários. O delegado indiano, Jairam Ramesh, disse que não acreditava que o seu colega chinês quisesse dizer o que disse, enquanto o ministro sul-africano, Buyelwa Sonjica, disse que não conseguia adivinhar as intenções do comentário de Xie.

O comentário subverte o principal argumento do novo grupo, que os países ocidentais devem pagar aos países pobres para mudar para modelos de baixa emissão de carbono, por as suas emissões terem causado alterações climáticas.

Sem comentários: