sábado, 23 de janeiro de 2010

NASA GISS também perdeu os ficheiros?

http://climateaudit.org/2010/01/23/nasa-hide-this-after-jim-checks-it/

O problema dos anos 1934 e 1998 parece dar pano para mangas.

McIntyre relaciona-o com um erro do ano 2000 no processamento do NASA GISS (gráfico acima), nunca resolvido, e mais umas coisas.

Os e-mails publicados ao abrigo do FOIA nos EEUU, a pedido do Judicial Watch, são lidos por McIntyre, a quem um, dizendo "Esconde isto depois do Jim ter verificado" chamou a atenção. O assunto envolve os insuspeitos do costume: James Hansen, Gavin Schmidt, e alguns figurantes. Do outro lado da barricada (ou barracada), McIntyre e Anthony Watts.

No meio da correnteza de emails fica a saber-se que o NASA GISS "ajustou" as temperaturas antes de 2000, para esconder um erro de processamento em torno do ano 2000, e depois... perdeu o ficheiro com os dados originais. Diz Hansen, "não vamos sobreviver a isto se dissermos isso": "The appropriate response is to show the curves for U.S. and global temperatures before and after McIntyre’s correction. Makiko doubts that his is possible because the earlier result has been ‘thrown away’. We will never live this down if we give such a statement."

No mesmo parágrafo, acha que talvez seja uma ideia fazer backups uma vez por ano (!). Isto é a NASA?

Sem comentários: