sábado, 16 de janeiro de 2010

Glaciares que não derretem: New Scientist pede explicações ao IPCC

http://www.newscientist.com/article/mg20527432.800-sifting-climate-facts-from-speculation.html http://rogerpielkejr.blogspot.com/2010/01/new-scientist-wants-explanation.html

O New Scientist faz-se de virgem e pede ao IPCC que explique como é que aquela coisa de os glaciares do Everest estarem todos derretidinhos em 2035 lhes apareceu no AR4 (2007), quando era uma notícia do New Scientist de 1999. E porque é que o Pachauri continua a dizer isso.

Uma notícia que, dizem eles do New Scientist, foi dada por um glaciologista indiano, que nunca submeteu nenhum artigo desses para publicação (valerá a pena dizer, então, que o New Scientist andava aos boatos alarmistas com um gancho? Ainda anda?) Enfim, tudo muita ciência muito peer-reviewed.

É mesmo fazer-se descaradamente de virgem ultrajada. Zangam-se as comadres.

Updates:
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/environment/article6991177.ece
http://timesofindia.indiatimes.com/world/us/Himalayan-melting-by-2035-Scientists-just-assumed-so/articleshow/5459848.cms
http://news.bbc.co.uk/2/hi/8387737.stm (5 de Dezembro de 2009)
http://www.redstate.com/neil_stevens/2010/01/17/climategate-iii-the-search-for-peer-review/

Mas não se curou. Ainda no passado dia 13 tinha este artigo: "Grande glaciar da Antártida ultrapassa o seu ponto de equilíbrio".

"Um grande glaciar da Antártida passou o seu ponto de equilíbrio, de acordo com um novo estudo com um modelo em computador [olha, mais um com uma PlayStation nova]. Depois de perder quantidades crescentes de gelo nas décadas passadas, está preparado para colapsar [no modelo] numa catástrofe que vai aumentar o nível do mar em 24 cm [no modelo].

"O Pine Island Glacier (PIG) é um de muitos nas margens da camada de gelo ocidental da Antártida. Em 2004, as observações por satélite mostraram que estava a ficar mais fino, e que estava apassar gelo para o Mar de Amundsen 25% mais depressa que há 30 anos.

"Agora, o primeiro estudo a modelar as mudanças das camadas de gelo a três dimensões [na tal PlayStation] mostram que o PIG deve ter passado um ponto de equilíbrio crítico e está irreversivelmente a caminho de perder 50% do seu gelo em tão pouco como 100 anos, elevando significativamente o nível do mar."

Estudou-se onde? Num modelo de computador. Medições é uma coisa, mas imaginação electrónica não é nada.

Passou ou não passou um ponto crítico? Ali passa, ali abaixo parece que pode ter passado, no modelo de computador.

Quando, então? Daqui a cem anos... quando já ninguém se lembrar que este artigo é disparatado.

Esta maravilha da objectividade científica tem o alto patrocínio da Royal Society.

Sem comentários: