quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mann ameaça levar os M4GW a tribunal

(Atualizado)

Michael Mann ameaçou os Minnesotans for Global Warming de apresentar contra eles queixa em tribunal por difamação pelo célebre vídeo "Hide the Decline".

Também os ameaçou de quebra de copyright pelo uso da sua imagem. O vídeo, que conhecemos, está a ser retirado do Youtube, mas ainda pode ser encontrado aqui e ali:


Ao que parece, a ameaça não passa de ameaça apenas. O video está protegido pela legislação americana enquanto sátira, com liberdade de expressão, se se aceitar que Mann é uma figura pública, e se o que é dito é verdade, mesmo que parcial, o que é.

A infracção de copyright não é credível, uma vez que a imagem de Mann usada é copyright da Penn State University, que não se queixou. Muitos acham que era óptima ideia deixar a situação chegar aos tribunais, uma vez que Mann seria obrigado a divulgar a público praticamente tudo o que tem feito. Os M4GW dizem que não têm dinheiro para a conta da electricidade, quanto mais para isso. A queixa tem a possibilidade de poder arrastar-se pelos tribunais em recursos e juízes favoráveis até chegar ao Supremo, tal como cá.

Aparentemente, a firma de advogados que representa Mann, a Cozen O'Connor,  trabalha em questões relacionadas com aquecimento global e assuntos ambientais.

A título de salvaguarda, poderão anda fazer o download do video a partir de aqui, por algum tempo, por questões de espaço.

Entretanto, os M4GW criaram uma nova versão que não usa a imagem de Mann nem se lhe refere.

http://wattsupwiththat.com/2010/04/20/prominent-climategate-figure-threatens-lawsuit-over-spoof-video-no-cap-and-trade-coalition-says-%E2%80%9Cbring-it-on%E2%80%9D/
http://www.nocapandtrade.com/images/Mann-Letter.jpg

Update: http://junkscience.com/Hide_the_decline.html

Sem comentários: