segunda-feira, 5 de abril de 2010

O março mais quente


Estou bastante impressionado.O Blackboard pega nas temperaturas recentemente entradas para março, para os conjuntos UAH e RSS, e são as mais altas no registo do UAH; anomalias, respectivamente, de +0,65 ºC global (Roy Spencer) e de +0,652 ºC, também global.

O que me pasma é que as anomalias das temperaturas deste ano estão todas, abrupta e subitamente, acima de 0,5 ºC. De facto, se arredondássemos para as décimas apenas, estavam todas em 0,6 ou mais. Segundo o conjunto RSS, e se o leio bem, algo de semelhante aconteceu em 1998. "O mais quente" será então só na série UAH, que será mais curta? O que quererão dizer as colunas na série RSS?



Falhou-me algum El Niño? Terei de ficar à espera que alguém me explique isto, mas ninguém se preocupou com janeiro e fevereiro que, globalmente, também foram quentes.

Update: Sim, falhou: é mesmo o El Niño, em combinação com pouca actividade solar, dizem uns comentadores. Vamos ver, não temos pressa.

Update: Eu imaginei que isto não devia ser simples... [link]


Sem comentários: