quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os céticos são uns lunáticos


Estou muito entretido a ler os comentários a este post no The Air Vent, que pediu aos leitores para dar uma ideia da formação que têm e como chegaram a desconfiar do discurso da Conjectura do Aquecimento Global Antropogénico Catastrófico. (Também estou entretido a fazer um resumo de um post do CO2 Science, que vai levar tempo.)
A maioria parece ter cursos em ciências hardcore - não políticas, nem humanas, nem sociais!
Já me disseram, a mim, que os céticos são assim como as pessoas que não acreditam que o homem chegou à lua, e que são como os que diziam que a Terra era plana, etc., etc., enfim, são uma data de freaks, de doentes delirantes, vítimas de teorias da conspiração. Respondi com a Oregon Petition. (Há mais coisas: procurem, aqui neste blog, Oregon Petition).
Estes comentários não são uma Oregon Petition, mas são um documento interessante.
É possível dizer que são falsificados, que as pessoas porão mais graus académicos que realmente têm, ou que os menos qualificados não terão escrito o seu comentário por não se sentirem bem (esta última objecção não me repugna nada, mas também vi lá gente desconfortável por dizer que tinha um Ph. D.).
Sem promessas, talvez, um dia, a estatística.

Sem comentários: