sexta-feira, 7 de maio de 2010

Falsificação do dia

Update: a fotografia acompanha o abaixo assinado da carta do NAS na revista Science, sem que se indique que é uma montagem!
Update 2: Entretanto a Science substituiu a fotografia por outra e adicionou um link por baixo da fotografia a dizer que a inicial era um trabalho em Photoshop escolhido pelos editores, que se enganaram, e pede desculpa pelo "erro".
Update 3: Mas ainda não acertaram! A nova fotografia é de ursos polares em cima de gelo de um glaciar de Nunavut, e não de gelo da camada ártica... "Science", realmente, como se tivessem alguma credibilidade. O que é que esta gente merece?


Descrição da fotografia no site de venda: “Um urso branco conseguiu subir para um dos últimos pedaços de gelo que flutua no mar Ártico. Devido ao aquecimento global, o ambiente natural do urso branco no Ártico mudo imenso. O mar Ártico tem muito menos gelo do que tinha há uns anos atrás. (Estas imagens são um trabalho em Photoshop. Urso branco, gelo, oceano e céu são reais, só não estavam juntos tal como estão agora.)”
E, claro, as afirmações do artista de Photoshop sobre o gelo do Ártico e ursos polares também não são verdadeiras.
Não está errado fazer coisas em Photoshop para design gráfico. Está errado é dizer, depois, que é verdadeiro. Isso é que é aldrabice.

P. S. – Se estão mais interessados no Antártico, podem comprar a mesma fotografia com um pinguim:


Sem comentários: