sábado, 10 de abril de 2010

Quantas referências esquisitas no AR4 do IPCC?


Dentro em breve, Donna Laframboise, do blog NoFrakkingConsensus, vai apresentar os resultados de uma auditoria de voluntários às 18.531 referências do AR4 do IPCC, que teve por objectivo contar quantas dessas não eram de publicações científicas.

Artigo sobre nuvens finalmente aceite


Roy Spencer, climatologista semi-céptico e autor do livro “Climate Confusion”, menciona que, ao fim de dois anos de múltiplas submissões e revisões, o seu artigo sobre o efeito das nuvens no estudo dos feed-backs do clima foi finalmente aceite para publicação pelo Journal of Geophysical Research.

Extensão do gelo NSIDC não atingiu média

 

Fizemos a nossa aposta sobre o valor da extensão do gelo ártico, no gráfico do NSIDC, até à meia-noite de ontem: 6 "sim, 1 "não". Ganhei.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vacas quase absolvidas


Que vida a nossa. Relata o Daily Telegraph que uns Herr Professor de Karlsruhe concluiram que as vacas também podem ser boas para o ambiente.

As boas das vacas soltam metano, involuntariamente, claro, mas também é verdade que cortam a erva, que protege as bactérias do solo da neve, bactérias que produzem NO2 (protóxido de azoto) (dióxido de azoto), que é um outro gás de estufa. Também conhecido como gás hilariante, um anestésico geral.

Gelo do Ártico melhor que em muitos anos


Aparentemente, o gelo do Ártico está em melhores condições que há muitos anos:


Cryosat-2 é lançado hoje


É lançado hoje, às 13:57 UTC, o satélite Cryosat-2 que tem por missão a medição da espessura do gelo nas calotes polares e Groenlândia. É possível assistir ao lançamento online no site do Cryosat.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Greenpeace retrata-se


O Greenpeace retirou o post agressivo do seu blog e reconhece que exagerou. Mas não deixa de dizer que esta barafunda toda só aconteceu porque esses malditos cépticos anti-científicos citaram o post fora do seu contexto pacífico:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O março mais quente


Estou bastante impressionado.O Blackboard pega nas temperaturas recentemente entradas para março, para os conjuntos UAH e RSS, e são as mais altas no registo do UAH; anomalias, respectivamente, de +0,65 ºC global (Roy Spencer) e de +0,652 ºC, também global.

domingo, 4 de abril de 2010

Na semana passada


Na semana passada, notámos que o gelo do Ártico estava perto de atingir o valor médio para o seu máximo.
Relatámos que o Der Spiegel publicou um artigo relativamente longo sobre aquecimento global, revelando a origem do limite de 2º C para a subida de temperatura.

Tempo excepcional no Ártico


O Ártico parece estar a aquecer. Os relatos de pescadores, caçadores e exploradores apontam para uma mudança radical de condições climáticas e temperaturas nunca dantes vistas.

Extensão recorde de gelo no Ártico


O AMSR mostra que, para o últimos oito anos,se atingiu a maior extensão de gelo ártico para esta data: