sábado, 1 de maio de 2010

Pouca vontade de fazer coisas...

Sábado, feriado, Alentejo, pouca vontade de fazer coisas.
Modifiquei o esquema do blog. Espero que nada disto vos cause problemas e que possa, sabe-se lá, ser interessante.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Extensão do gelo ártico pelo NSIDC

Está lá quase outra vez (NSIDC):

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gelo mínimo no Ártico em 2009: mais modelos falhados

O SEARCH promove uma espécie de concurso de modelos de gelo do Ártico. O concurso de previsão do mínimo de gelo para 2009 teve 13 participantes e, sendo simpático, 10 falharam.

IPCC outra vez de calças em baixo

E sem sinal de querer levantá-las. Donna Laframboise, sem sombra de dúvida, gosta de desancar no IPCC. Desta vez foi encontrar, em consequência da revisão às referências do AR4 do IPCC, umas coisas divertidas com o AR4 e a abominável (e demonstrada incompetente) peça de propaganda financeira que é a Stern Review.

O ponto quente equatorial: a última falha dos modelos climáticos

Há uns tempos que ando para falar nisto, mas não tenho encontrado material adequado. Trata-se da última previsão falhada dos modelos climáticos. Graças a Joanne Nova (vale a pena ler, tem lá muita coisa) e a este resumo de Fred Singer, acho que posso agora falar do assunto.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A dissociação climática

Aqui está, publicado no Bulletin of the American Meteorological Society, com as palavras todas, como reportado por Roger Pielke Sr., a principal razão pela qual a ciência climática não merece nenhum crédito: os senhores Navarra, Kinter III e Tribbia declaram, sem sombra para dúvidas, que a ciência se faz com simulações em computador, vulgo, modelos. Esta foi a minha mais imediata e evidente razão para rejeitar na totalidade a “ciência” especulação informática climática, e reexaminá-la.

Gelo do Ártico

(Atualizado)

Segundo o IJIS, a extensão de gelo do Ártico, com 13,4 milhões de km2, continua a maior para a data desde 2002, que é quando que começaram o gráfico. Ou, como eles costumam dizer, desde que há registo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nós por cá todos bem


Sondagem sobre árvores e temperaturas

Os resultados da sondagem desta semana, sobre “As reconstruções de temperaturas a partir de árvores:”, teve sete respostas, que foram as seguintes:

Os níveis de CO2 em perspectiva

A presente concentração de CO2 na atmosfera é de cerca de 390 partes por milhão (ppm). No passado da Terra, esta concentração chegou facilmente às 2.000 ppm.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Eureka: uma frivolidade estatística

O dia 14 de Julho de 2009 na estação ártica de Eureka continua a fazer-me pensar, enquanto espero por mais dados no WUWT.

domingo, 25 de abril de 2010

Arrefecemos? Vulcões, sol e a irmã do el Niño

O meteorologista Art Horn, no Icecap (sem link para o post), fala-nos das razões para podermos esperar um arrefecimento temporário. Os factores que se conjugam podem ser o vulcão Katla ou do Laki, um ciclo de manchas solares longo demais, mas sem dúvida um La Niña, a irmã frígida do El Niño.

Não estamos a aquecer tanto como esperado. Nem a arrefecer?

O calor continua mesmo a faltar. Um post recente no WUWT nota que a temperatura dos últimos anos tem evoluído melhor que o que os modelos do IPCC projectaram iria acontecer se se tivesse reduzido as emissões de carbono:

Na semana passada

O fecho do espaço aéreo de vários países europeus, na sequência da erupção do Eyjafjallajokull, deveu-se a decisões baseadas num modelo e não a medições.
Estranhas temperaturas positivas na Finlândia devem-se a um erro humano – troca do sinal.
Os ambientalistas queixam-se de falta de poluição.
Este blog adoptou um novo modelo – não matemático, mas de apresentação.
Grande parte do espaço aéreo europeu volta a abrir.
Voltamos a falar do calor em falta de Trenberth.
Mann ameaça os M4GW com tribunal.
O The Air Vent tem um thread muito interessante sobre a formação dos cépticos.
A Popular Technology actualizou a lista de artigos que pôem em causa do Aquecimento Global Antropogénico Catastrófico.
O Ecotretas questiona as temperaturas da estação de Eureka, o que origina uma discussão no WUWT.
Nas piadas, o Times Online fala de “mini vaga de calor”; mais um alarmista é socorrido de congelar no Ártico; a Newsweek publica os 100 sítios a visitar antes que desapareçam; e a catástrofe tal como foi há 40 anos.

O My Views On Climate Change do Bart


Na sequência da interessante comparação de blogs que tem sido feita no The Air Vent (último aqui), adicionei à lista de blogs o My Views on Climate Change do Bart Verheggen.