sábado, 8 de maio de 2010

Pendentes!

Curiosamente, está a acontecer outra vez muita coisa ao mesmo tempo, e não estou a ter capacidade para dar conta do recado.



Está a decorrer uma audição do Congresso dos US que inclui Lord Monckton. É verdade que é só um contra uns cinco, mas este parceiro chega para eles todos juntos e mais uns tantos. Para eles, é como ver o Diabo.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Falsificação do dia

Update: a fotografia acompanha o abaixo assinado da carta do NAS na revista Science, sem que se indique que é uma montagem!
Update 2: Entretanto a Science substituiu a fotografia por outra e adicionou um link por baixo da fotografia a dizer que a inicial era um trabalho em Photoshop escolhido pelos editores, que se enganaram, e pede desculpa pelo "erro".
Update 3: Mas ainda não acertaram! A nova fotografia é de ursos polares em cima de gelo de um glaciar de Nunavut, e não de gelo da camada ártica... "Science", realmente, como se tivessem alguma credibilidade. O que é que esta gente merece?


Um planeta p'ra mim, um planeta p'ra ti

Vemos estas coisas e ficamos sem saber se estamos todos no mesmo planeta. Se calhar, não. Se ambos os gráficos forem verdadeiros, então não.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sondagem: várias afirmações sobre aquecimento global

A sondagem mais recente, em que se pedia que se desse a concordância quanto a várias afirmações sobre aquecimento global, teve as resposta seguintes:

Muita gente vai ganhar muito dinheiro à custa do CO2 5 (71%)
Preferia gastar dinheiro num problema com solução 5 (71%)
A concentração atmosférica de CO2 está a aumentar 4 (57%)
Não tenho opinião, eu é mais bolos! 1 (14%)

Redes sociais: uma história de encantar

Apareceu recentemente um artigo num certo Cypress Times sobre quem está ligado a quem na indústria do carbono. Normalmente estas coisas não me interessam, pela razão pouco sofisticada de eu ter pouca paciência para isso. Mas, desta vez, a Joanne Nova fez-nos o favor de explicar. Como, apesar de tudo, sou curioso, fui ler, e acabei por ficar surpreendido. Não muito, mas um bom bocado.
Estas coisas são sempre duvidosas, e temos de as tomar com uns poucos de grãos de sal. Em última análise, tudo está ligado a tudo; resta saber se a ligação funciona mesmo, ou se é só teórica. Por outro lado, conhece-se sempre um amigo que tem um amigo que pode dar uma palavrinha ali a propósito daquela nossa ideia.
Vamos fazer isto por partes. Podemos divertir-nos, mas não entusiasmar-nos muito.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Calem-me essa gente inferior e doente!

Donna Laframboise, defensora da liberdade de expressão, chama a atenção para a conferência de ontem dada por um Doutor em estudos ambientais na Universidade do Arizona, sobre porque é que os pontos de vista dos céticos tiveram demasiada visibilidade de imprensa e porque é que isso não pode acontecer mais. Ou seja, porque é que é preciso calar esses doentes mentais desses “negadores”.
O comunicado à imprensa que deve calá-los está aqui, e abaixo um excerto.

Anomalia UAH de Abril

Roy Spencer apresenta a anomalia de temperatura de abril segundo o UAH, que é de 0,50 ºC na troposfera baixa (TLT), que é por onde a gente anda. É mais baixa 0,15 ºC que março. A tendência linear desta série desde 1979 é de +0,14 ºC/década.

Mortes pelo frio: resumos de 20 artigos

(Longo)

Ainda que seja do conhecimento popular que as pessoas, em especial de idade, tendem a morrer durante o tempo frio, há a necessidade de demonstrá-lo com mais que sabedoria popular.
Já começámos com alguns posts: aqui, aqui, aqui e mais alguns (procurar frio, mortalidade).
Aqui vamos “resumir um resumo” do CO2 Science sobre a mortalidade cardiovascular pelo frio. Não se trata, portanto, de um artigo meu.

Google compra 39 milhões de produção eólica

O Google, onde Al Gore é consultor sénior, e que manipula o seu próprio motor de busca (pesquisar “Google” neste blog) para produzir o "pensamento correcto", investiu 39 milhões de dólares em instalações eólicas.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um dia de nuvens?

Roy Spencer publicou mais um livro, em que argumenta contra o Aquecimento Global Antropogénico Catastrófico. Neste livro, temos nuvens.
Diz ele que as nuvens são as persianas naturais da Terra, e que consoante as há ou não assim temos arrefecimento ou aquecimento. Argumenta então uma posição de causalidade diametralmente oposta à dos teóricos do AGAC, que dizem que é o aquecimento que faz diminuir o número de nuvens, e o arrefecimento que as aumenta.

Abril no RSS: o segundo mais quente

Lucia, do Blackboard, traz-nos a avaliação de Abril do RSS. Segundo este conjunto de dados, este Abril que passou foi o segundo mais quente, com uma anomalia de 0,546 ºC, uma descida de uma décima de grau em relação a Março. O Abril mais quente dos registos do RSS foi o de 1998, com uma anomalia de 0,858 ºC.

Ficamos por cá à espera dos restantes conjuntos de dados.

Pachauri dá entrevista ao Público

O engenheiro ferroviário dá uma entrevista ao Público, muito interessante, que é de ler. (Agradecimentos ao Ecotretas). Não se pode deixar de saber o que pensam.
Erratum: Por distracção total, tinha escrito que era no Expresso; é no Público. Mea Culpa.

Bastardi e o aquecimento global

O meteorologista Joe Bastardi, do site Accuweather, fala-nos, num video, da discrepância entre os modelos do IPCC e as temperaturas medidas, e diz-nos que acha que os próximos anos vão ser bastante frios. Já vimos que há quem concorde e quem discorde, e que podemos fazer apostas.

Mandato da Virgínia contra Mann

O Washington Post anuncia que o Procurador Geral da Virgínia emitiu uma mandato para que lhe sejam entregues e-mails, dados e materiais de Michael Mann, por suspeitar de uso indevido do dinheiro dos contribuintes. Devíamos ter uma lei dessas por cá, para depois não a usarmos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pielke e a exclusão de artigos pelo IPCC

Pielke Sénior tem um conjunto de dois posts (aqui e aqui) sobre artigos científicos que o IPCC excluiu. Trata-se de uma repescagem dum artigo seu de blog de 2007, e refere-se apenas a artigos na área de especialidade dele, o impacto do uso da terra.

Phil Jones: Já esteve mais quente na Groenlândia

Num artigo recente, Phil Jones e outros concluem que já esteve mais calor na Groenlândia.

Os céticos e a polícia

Passa-se uma coisa estranha e interessante: depois do climategate, os céticos com blogs têm sido contactados pela polícia.
Os ingleses são contactados pelo National Domestic Extremism (!) e o Destacamento Anti-Terrorista de Norfolk (!). Bishop Hill, por exemplo, e Jeff Id do Air Vent.

domingo, 2 de maio de 2010

El Niño pode não passar o testemunho à mana

Segundo Anthony Watts, é pouco provável que o El Niño seja seguido por uma La Niña. Isto contraria a opinião de Art Horn que expus noutro post. Diz ele que dos oito El Niño tradicionais, apenas dois não deram numa La Niña, e um deu num El Niño Modoki (seja isso o que for). Mas que dos dez Modoki, só dois deram numa La Niña; e que o El Niño actual é um Modoki.

Na semana passada

Falámos do calor que falta nas contas de Trenberth.
Art Horn, no IceCap, diz que podemos todos ir arrefecer imenso.
Olhei para as temperaturas mínimas da estação ártica de Eureka, à procura de valores estranhos, e não encontrei nada de suspeito.

A ciência da desgraça

Dentro do meu ponto de vista, que julgo ser o da generalidade dos leitores, de que para termos uma opinião formada devemos ouvir ambas (todas!) as partes (mais uma vez o latino audiatur et altera pars, que está na descrição deste blog), incluo na lista de blogs o aquecista Science of Doom.